A PREVALÊNCIA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31692/2764-3433.v2i1.276

Keywords:

Compulsão Alimentar, Transtornos Alimentares, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Comportamento Alimentar

Abstract

Os transtornos alimentares são caracterizados por desordens frequentes e recorrentes no ato de comer. Existem diferentes tipos de transtornos alimentares, mas um fator persistente para o seu desenvolvimento é o comportamento de preocupação excessiva com a massa corporal. O presente estudo, tem como objetivo compreender a prevalência de diferentes transtornos alimentares em uma sociedade contemporânea. O trabalho, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, seguindo seis etapas a) seleção da pergunta de pesquisa; b) busca na literatura; c) caracterização dos estudos; d) análise dos dados; e) interpretação dos resultados; f) síntese da revisão e a seguinte pergunta norteadora: quais os fatores que consistem na prevalência dos transtornos alimentares nos dias atuais? Foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library 

Online (SCIELO). Após as buscas, leitura dos títulos e resumos, a amostra foi composta por 23 artigos que trataram de transtornos alimentares incluindo anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar. Chama-se atenção a prevalência dos transtornos alimentares, bulimia nervosa, compulsão alimentar e anorexia nervosa em universitários. Entre os fatores para os transtornos alimentares em universitários tem-se: insatisfação com a imagem corporal, preocupação exagerada com o peso e forma corporal, descontrole alimentar seguido de restrição alimentar além de influência da mídia. Destarte, observando as diversas formas que um transtorno alimentar pode surgir em um indivíduo, são sempre necessários mais estudos que contribuam para o entendimento dos transtornos alimentares e sua prevalência nos dias atuais.

Author Biographies

  • Rayzza da Silva Ferreira , FACULDADE SÃO MIGUEL

    Técnica em Nutrição e Dietética pelo CESA- Centro de Estudos da Saúde (2015-2017). Nutricionista pela UNISÃOMIGUEL através do Programa Universidade para Todos- ProUni, na categoria bolsista integral (2018-2021).

  • André da Silva Santos , FACULDADE SÃO MIGUEL

    Enfermeiro Formado no Centro Universitário São Miguel através do Programa Universidade Para Todos na categoria de bolsista Integral. Atualmente cursando Pós-Graduação nas áreas de Auditoria e Oncologia pelo programa de Pós-Graduação do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Atuei como monitor da disciplina de Bioestatística, Processo Cuidar em Enfermagem e Processo de Cuidar na Saúde do Adulto. Integra o Projeto de Iniciação Científica intitulado: "Impactos de Poluentes ambientais na Saúde Mental", UNISÃOMIGUEL (2021 - 2022). Participante da Liga Acadêmica de Produção Científica - LAPC, oferecida pelo Instituto Internacional Despertando vocações - IIDV

  • Francielle Rafaela dos Santos Silva , FACULDADE SÃO MIGUEL

    Acadêmica em Enfermagem no Centro Universitário São Miguel através do Programa Universidade Para Todos na categoria de bolsista Parcial.

  • Wilson Antonio da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorando em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE); Mestre em Ensino das Ciências pela mesma instituição (PPGEC/UFRPE); Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia - Campus Vitória de Santo Antão (IFPE); Graduando em Licenciatura em Pedagogia pelo Centrro Universitario Internacional - UNINTER, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); pós-graduado em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); pós-graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI. Atualmente, ocupa a posição de Coordenador de Produção e Divulgação Científica no Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV). Membro do Programa Internacional Despertando Vocações para a Licenciatura (PDVL/IFPE) e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPEC - IFPE/CNPq). Membro voluntario do Programa de Incentivo à Ciência no IIDV (PIC - IIDV), participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em CTS (NEPCTS - UFRPE/CNPq) e membro da Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Como pesquisador, direciona as investigações para temas cruciais como: Ensino de Química, Formação de Professores, abordagem CTS/CTSA, Alfabetização Científica e Tecnológica, Natureza da Ciência, Questões Sociocientíficas, Saberes Docentes, Construção de conhecimento científico, Sequências Didáticas (elaboração e validação), Linguagem e Ensino de Ciências, currículo e Pedagogia de Paulo Freire. 

  • Juliana Mendes Correia , FACULDADE SÃO MIGUEL

    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2011), Mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Especialista em Biossegurança e Biotecnologia aplicada às Ciências da Saúde pela Faculdade Única (2021), Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e Acadêmica em Direito pela Faculdade de Olinda (2018). Tem experiência na área de Bioquímica, Biofísica, Histologia, Biologia celular e Microbiologia com ênfase em Biologia Molecular e Química de Proteínas. Seus principais interesses de investigação compreendem os polipeptídeos e proteínas farmacologicamente ativos, provenientes de organismos marinhos e terrestres, Epidemiologia de acidentes por animais peçonhentos, Microrganismos de uso biotecnológicos e Tecnologia de alimentos. Atualmente Coordena o Núcleo de Construção do Conhecimento da UNISÃOMIGUEL - Recife-PE com mais de 30 pesquisadores cadastrados e desenvolvendo iniciação científica para mais de 100 alunos, Coordena a Pós-Graduação em Toxicologia e Toxinologia da UNISÃOMIGUEL, Presidente da Comissão de Toxinologia e Toxicologia da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), Coordena o Programa Despertando Vocações em Ciências da Saúde do Instituto internacional Despertando Vocações, Preside do Congresso Internacional das Ciências da Saúde (COINTER-PDVS) e Jornada de Inovação e Pesquisa da UNISÃOMIGUEL, atua como Editora Chefe da International Journal of Health Sciences e da Revista Pernambucana de Inovação e Pesquisa, Desenvolve pesquisa e extensão com Graduandos e Pós-Graduandos das áreas da saúde, Leciona Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Biofísica, Microbiologia para Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia e produz conteúdo digital sobre desenvolvimento curricular no @profajulianamendes.

Published

2022-06-30

How to Cite

A PREVALÊNCIA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REVISÃO INTEGRATIVA. (2022). International Journal of Health Sciences, 2(1), 1-16. https://doi.org/10.31692/2764-3433.v2i1.276

Similar Articles

1-10 of 18

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)