LEISHMANIOSE VISCERAL EM PACIENTES CO-INFECTADOS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Heloisa de Barros Dantas Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Almeida Ferreira Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisca Janaina Soares Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Mendes Correia FACULDADE SÃO MIGUEL https://orcid.org/0000-0002-0093-9558

DOI:

https://doi.org/10.31692/2764-3433.v2i1.290

Keywords:

Leishmaniose visceral, HIV, Coinfecção

Abstract

A presente revisão integrativa tem por objetivo elucidar o comportamento da Leishmaniose Visceral (LV) no sistema imune comprometido, de pacientes coinfectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Para melhor entender esta condição clínica, serão traçadas as relações imunológicas, epidemiológicas e de tratamento. Assim, seguiram-se algumas etapas: elaboração da questão de estudo, seleção nas bases de dados, classificação da pesquisa, análise dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados e síntese dos conteúdos, podendo então elucidar a questão norteadora: “A leishmaniose visceral é agravada em pacientes imunocomprometidos? O que já se sabe sobre a leishmaniose visceral em pacientes com o vírus da imunodeficiência humana?”. A busca na base de dados fundamentou-se na aplicação de descritores controlados, com o termo booleano AND: leishmaniose visceral, HIV e coinfecção. Os critérios de inclusão foram artigos publicados na íntegra no período entre 2016 – 2021, idioma português, inglês ou espanhol. A seleção dos artigos deu-se por um instrumento de coleta contendo: número, ano, autor, título, amostra e conclusões. Dessa forma, tornou-se possível selecionar a bibliografia que apresentasse resultados quanto a: a) ensaios clínicos avaliando a leishmaniose visceral em indivíduos com sistema imune comprometido; b) dados epidemiológicos e quadro clínico da coinfecção por leishmaniose visceral e HIV; c) considerar a terapêutica nos casos de pacientes imunossuprimidos.  Por fim, utilizou-se 15 artigos que tornou evidente a necessidade de pesquisas que investiguem a coinfecção da LV/HIV, visto, a parasitose em questão ser mais agressiva em pacientes imunossuprimidos, o aumento dos casos epidemiológicos em concomitância destes, além da dificuldade no diagnóstico por os sintomas serem confundidos com outras infecções oportunistas, o que levava a um tratamento tardio e consequentemente maior taxa de óbitos e reinfecção. 

Author Biographies

  • Heloisa de Barros Dantas , Universidade Federal de Pernambuco

    Técnica em Química Industrial pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra no Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) na UFPE. Experiência como diagramadora da revista International Journal Of Health Science - PDVS. Atualmente bolsista CNPq no doutorado no PPGIT e membro do laboratório de Biodispositivos Nanoestruturados (BioNano), desenvolvendo biodispositivos eletroquímicos para diagnóstico do câncer de pulmão baseado na detecção de biomarcadores. 

  • Mariana Almeida Ferreira Lima, Universidade Federal de Pernambuco

    Estudante do curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi integrante do Grupo de Estudo Pesquisa em Administração e Redes de Cooperação (GEPARC) entre 2017 e 2021, sendo bolsista de PIBIC Técnico na Área de Gestão e Educação, extensionista voluntária do Programa Internacional Despertando Vocações de 2017 a 2021 e atuou como Coordenadora de Comunicação do Instituto Internacional Despertando Vocações de 2019 a 2021. Atualmente é estagiária na Assessoria Pedagógica da Viitra Inovações, Editora Executiva (voluntária) da Editora IDV e do Periódico International Journal Education and Teaching (IJET - PDVL) e extensionista voluntária na Comunicação da Biblioteca Comunitária Mangueira da Torre.

  • Francisca Janaina Soares Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Human Biology - University of Erlangen-Nurnberg (Friedrich-Alexander-Alemanha) (2004). Atualmente é professora titular de Parasitologia na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina e Biologia, com ênfase em Parasitologia Humana, Imunologia e Saúde Pública. Exerce desde 2016 a função de pesquisador colaborador do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas-SP, envolvendo aspectos histopatológicos e imunológicos de protozooses e doenças bacterianas.

  • Juliana Mendes Correia, FACULDADE SÃO MIGUEL

    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2011), Mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Especialista em Biossegurança e Biotecnologia aplicada às Ciências da Saúde pela Faculdade Única (2021), Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e Acadêmica em Direito pela Faculdade de Olinda (2018). Tem experiência na área de Bioquímica, Biofísica, Histologia, Biologia celular e Microbiologia com ênfase em Biologia Molecular e Química de Proteínas. Seus principais interesses de investigação compreendem os polipeptídeos e proteínas farmacologicamente ativos, provenientes de organismos marinhos e terrestres, Epidemiologia de acidentes por animais peçonhentos, Microrganismos de uso biotecnológicos e Tecnologia de alimentos. Atualmente Coordena o Núcleo de Construção do Conhecimento da UNISÃOMIGUEL - Recife-PE com mais de 30 pesquisadores cadastrados e desenvolvendo iniciação científica para mais de 100 alunos, Coordena a Pós-Graduação em Toxicologia e Toxinologia da UNISÃOMIGUEL, Presidente da Comissão de Toxinologia e Toxicologia da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), Coordena o Programa Despertando Vocações em Ciências da Saúde do Instituto internacional Despertando Vocações, Preside do Congresso Internacional das Ciências da Saúde (COINTER-PDVS) e Jornada de Inovação e Pesquisa da UNISÃOMIGUEL, atua como Editora Chefe da International Journal of Health Sciences e da Revista Pernambucana de Inovação e Pesquisa, Desenvolve pesquisa e extensão com Graduandos e Pós-Graduandos das áreas da saúde, Leciona Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Biofísica, Microbiologia para Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia e produz conteúdo digital sobre desenvolvimento curricular no @profajulianamendes.

Published

2022-06-30

How to Cite

LEISHMANIOSE VISCERAL EM PACIENTES CO-INFECTADOS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2022). International Journal of Health Sciences, 2(1), 85-97. https://doi.org/10.31692/2764-3433.v2i1.290

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)